Reconhecimento: Lançado livro Flávio Benatti – 40 Anos de Estrada

Emoção e reconhecimento marcaram o lançamento do livro “Flávio Benatti – 40 anos de Estrada”, realizado na quinta-feira (17/10), no estande da NTC&Logística, na Fenatran, em São Paulo/SP.

De autoria do presidente da Fundação Memória do Transporte (FuMtran) Geraldo Vianna, o livro conta o trabalho de Flávio Benatti nas entidades sindicais e na evolução da representação do TRC. Flávio Benatti ex-presidente da FETCESP é vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), conselheiro da FETCESP e da NTC&Logística. Foi presidente do Sindisan (Sindicato do Litoral Paulista), da FETCESP, Conselho Regional São Paulo Sest Senat, da NTC&Logística e da seção de cargas da CNT.

No evento de lançamento, Flávio Benatti, muito emocionado, agradeceu a sua esposa Cláudia, os filhos Thiago, Matheus e Bruno pelo apoio e compreensão.  Também destacou o  importante envolvimento de empresários, executivos e  lideranças do setor para os avanços conquistados ao longo dos anos.  Agradeceu a Geraldo Vianna por atender ao seu pedido de tornar-se autor do livro.  Destacou:  “Não se faz história sozinho, todos vocês contribuíram”.

Flávio Benatti, vice-presidente da CNT e ex-presidente da FETCESP

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, falou da satisfação em participar do projeto do livro. destacou a importante liderança que Flávio Benatti exerceu na Federação Paulista e que agora está registrada para conhecimento de todos e para futuras gerações.   “Adalberto Panzan, primeiro presidente da nossa Federação, se estivesse aqui para comemorar conosco. Sei que ele estaria orgulhoso e emocionado”, disse.

Carlos Panzan, presidente da FETCESP

Geraldo Vianna, uma importante liderança no setor, autor do livro, observou que nas  últimas décadas nada aconteceu no setor sem que o Flávio Benatti tenha algum tipo de participação. Destacou que o livro é a primeira publicação da FuMTran.  “Outros livros virão, num projeto editorial em fase de desenvolvimento, que tem o propósito de reunir fragmentos da história do transporte brasileiro, em seus diversos modais”.  Geraldo Vianna, também esteve atuante em importantes momentos por ele registrado na obra, desde o começo da organização do setor e no seu desenvolvimento até os dias de hoje.

Geraldo Viana, presidente da FuMtran e autor do livro “Flávio Benatti- 40 anos de Estrada”

O vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, representando o presidente José Hélio Fernandes, ressaltou a qualidade do trabalho de Benatti, a quem atribuiu grande participação e, não raro, protagonismo nas principais lutas e conquistas do setor de transporte rodoviário de cargas nas últimas três décadas. Em relação a Geraldo Vianna, destacou: “trata-se um homem que tem dedicado toda sua vida à causa do transporte brasileiro”.

 

Urubatan Helou, vice-presidente da NTC&Logística

 

Flávio Benatti com sua esposa Claudia e os filhos Matheus, Bruno e Thiago

Sobre o Livro

O livro retrata a trajetória de Flávio Benatti desde quando ele começa a trabalhar, em 1965, com 13 anos de idade, até se transformar numa das principais lideranças do setor em todo o país. Os “40 anos de estrada” do título contam-se do final dos anos 70, época em que ele assume posições de alta gerência e de liderança, ainda como empregado da Maya Despachos Aduaneiros, e passa a conhecer mais de perto o mundo do transporte. Em 1981, torna-se empresário, como sócio e diretor comercial da Transportes Benatti. E, daí para a frente, mesmo quando derivou seus negócios para outras atividades, nunca deixou de se dedicar, institucionalmente, ao TRC. SINDISAN, ABTTC, FETCESP, NTC, CNT, SEST/SENAT e tantas outras siglas – e o que elas representam – passaram a fazer parte do seu cotidiano, tanto quanto as “curvas da estrada de Santos”, os aeroportos de São Paulo e de Brasília, e os gabinetes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, em São Paulo e na Capital Federal.

Sobre o autor

Geraldo Aguiar de Brito, presidente da FuMtran, é advogado, trabalha na área de transporte há 49 anos. Foi diretor e sócio de empresas de transporte. Assessorou e dirigiu algumas das principais entidades do setor. Presidiu a NTC&Logística (2002 a 2007), depois de ter sido vice-presidente executivo, diretor e vice-presidente da entidade. Foi também vice-presidente executivo (1991-1993) e, depois, diretor da CNT. Autor de artigos sobre transporte e logística publicados em diversos veículos e na mídia digital, e do livro “O mito do rodoviarismo brasileiro” (2007).

Fonte: FETCESP

Fotos: Realce