Inaugurada nova unidade do Sest Senat Serra (ES)

Maior município do Espírito Santo contará com área mais ampla e moderna para capacitação profissional e atendimentos de saúde com foco em trabalhadores do transporte.

Serra, no Espírito Santo, passou a contar com uma nova estrutura do SEST SENAT. Maior, mais moderna e mais eficiente, a unidade permitirá ampliar os atendimentos a trabalhadores do transporte, aos seus dependentes e à comunidade, além dos serviços prestados às empresas do setor, de todos os modais. A inauguração ocorreu na quinta-feira (17).

“O SEST SENAT tem como missão transformar a realidade dos trabalhadores do transporte brasileiro e dos seus dependentes e contribuir para elevar a competitividade dos transportadores. Fazemos isso por meio da oferta de serviços de educação profissional e de atendimentos de saúde, por acreditarmos que profissionais saudáveis e bem preparados garantem mais qualidade e eficiência à atividade transportadora”, disse o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, durante a inauguração.

Ele reforçou que os atendimentos são gratuitos para os trabalhadores do setor, profissionais autônomos e seus dependentes, pois os serviços são viabilizados pela contribuição compulsória das empresas transportadoras e dos profissionais autônomos, que é “revertida em melhorias para a vida do trabalhador do transporte”. E completou: “O ganho do empresário nesse cenário é ter mão de obra de qualidade, com profissionais capacitados, que geram mais produtividade às empresas.”

O município, localizado na região metropolitana de Vitória, é o maior do estado, com mais de 500 mil habitantes, e um dos principais polos de negócios do Espírito Santo. O SEST SENAT está presente em Serra desde janeiro de 2016, mas funcionava provisoriamente no Parque Residencial Laranjeiras.

“A relevância de Serra para o setor transportador está comprovada nos números, já que a cidade responde pelo segundo maior PIB do estado, e as atividades da cadeia logística e do transporte são fundamentais para o seu desenvolvimento”, ressaltou o presidente do CRES (Conselho Regional do Espírito Santo) e presidente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo), Jerson Picoli.

A nova unidade situa-se no bairro Jardim Limoeiro, junto à ES-010 e próximo à BR-101 – um dos principais eixos rodoviários do Brasil, que dá acesso a importantes portos do Sudeste e do Nordeste do país – e está localizada em uma região de grande concentração de empresas de transporte e de centros de distribuição. Com isso, a instituição intensificará a qualificação profissional e a promoção da qualidade de vida dos profissionais e, dessa forma, contribuirá para apoiar, ainda mais, o desenvolvimento do transporte na região.

O prefeito de Serra, Audifax Barcelos, durante a cerimônia, agradeceu ao SEST SENAT pela nova estrutura inaugurada na cidade e fez uma menção especial ao setor de transportes, que gera mais de 200 mil empregos e traz produtividade ao município.

Nova estrutura

A nova unidade de Serra tem capacidade para realizar mais de 53 mil atendimentos anualmente (em todo o ano de 2018, o SEST SENAT Serra promoveu cerca de 34,6 mil atendimentos). A estrutura, que tem aproximadamente 1,9 mil m2 de área construída, conta com quatro clínicas para atendimentos de odontologia (quatro cadeiras), fisioterapia, nutrição e psicologia. Tem, ainda, uma sala de treinamento no simulador de direção; três salas de aula; e uma sala de treinamento EaD.

Essa é a 19ª unidade do SEST SENAT inaugurada desde 2017, como parte do plano de expansão e de melhoria da infraestrutura do SEST SENAT, que contemplou os seguintes municípios: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (SC), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP), Votuporanga (SP) e João Câmara (RN).

Além de Serra, o SEST SENAT está presente, no Espírito Santo, também em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.

Homenageado

A unidade leva o nome de Floriano Rangel Mendonça, fundador da empresa Mendonça Gimenez & Cia. – que, depois, se transformaria no Grupo Planeta – e do Setpes (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo), integrando sua diretoria até o seu falecimento.

Atualmente, as empresas do Grupo Planeta operam 450 ônibus no transporte de passageiros urbano, intermunicipal, por fretamento, além da atividade de concessionária de vendas de caminhões e ônibus da marca MAN.

O SEST SENAT

Há 26 anos, o SEST SENAT tem trabalhado para cumprir a missão de transformar a realidade do transporte brasileiro. Todos os serviços são 100% gratuitos para trabalhadores do transporte contribuintes e seus dependentes. Desde 1993, o SEST SENAT já contabilizou mais de 135 milhões de atendimentos.

Fonte: Agência CNT de Notícias