ABC proíbe caminhões nos horários de pico

Os sete prefeitos do ABC aprovaram nessa segunda-feira proibição de caminhões em três principais corredores de fluxo (confira as ruas abaixo). A restrição irá valer para os horários de pico da manhã, das 6h30 às 9h, e da tarde, das 16h às 20h.
A previsão do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal, responsável pelo estudo da medida, é que a sinalização das vias e orientação aos motoristas comece em dezembro e as multas, em fevereiro.
A restrição faz parte do plano emergencial para o trânsito da região chamado Operação Compartilhada. Valores das multas e os tipos de veículos que serão proibidos ainda não foram estipulados. “É uma política assumida hoje (ontem) pela região e que terá os detalhes definidos até o final do ano”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali.
O representante dos prefeitos afirma que a restrição foi adota por conta de uma situação insustentável no trânsito da região. “Não era mais possível continuarmos desta maneira. Por isso tomamos medidas emergenciais. A proibição será debatida também com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, que já adotou a medida”, disse Reali.
A Operação Compartilhada estipula ainda a integração dos agentes de trânsito do ABC e o fim das vagas de estacionamento das ruas dos três eixos prioritários. A primeira medida começa no dia 21 e a extinção das vagas, em dezembro. As avenidas dos Estados e Lions ficaram de fora do plano porque passam atualmente por obras.
O Consórcio enviará ofício à Metra, reponsável pela via exclusiva para ônibus Corredor ABD, pedindo autorização para que ela seja liberada ao fluxo geral de veículos em caso de acidentes nas avenidas Piraporinha e Pereira Barreto. A entidade irá solicitar também à Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, auxílio no tráfego das alças de acesso dos quilômetros 14, 16 e 18 da Anchieta.
8/11/2011