17 de dezembro de 2019

---
Transporte ainda não se recuperou da crise econômica

Transporte ainda não se recuperou da crise econômica

Enquanto a economia brasileira começa a dar pequenos sinais de que pode começar a se recuperar, o setor de transporte não traz números que apontam para um cenário otimista. De janeiro a setembro de 2019, o PIB (Produto Interno Bruto) do transporte caiu 0,1% enquanto o do Brasil subiu 1,0%. No mesmo período, os modos terrestre e aéreo registraram desempenho …

Leia mais.

Sest Senat inaugura unidades em Minas Gerais, Paraná e Sergipe

O Sest Senat inaugurou, na semana passada, unidades em Ituiutuba (MG), em Umuarama (PR) e em Itabaiana (SE).   Em Ituiutaba (MG) uma estrutura, maior e mais moderna, ampliará a oferta de serviços de saúde, a quantidade de cursos de qualificação profissional e a capacidade de atendimentos para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. A nova unidade …

Leia mais.

---

CNT publica tabelas para cálculo da Contribuição Sindical de 2020

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), de 12 de dezembro de 2019, o aviso que divulga as tabelas para cálculo da Contribuição Sindical vigentes a partir do dia 01/01/2020. TABELA I Para os agentes ou autônomos do setor de transporte, não organizados em empresa (Art. 580, inciso II, da CLT), considerando os centavos, …

Leia mais.

STF deve analisar em fevereiro de 2020 tabelamento do frete

O Plenário do Supremo Tribunal Federal deve analisar, em fevereiro de 2020, ações que contestam a validade do tabelamento do frete rodoviário na Justiça, uma das reivindicações dos caminhoneiros na greve de maio do ano passado. Em agosto deste ano, o relator do caso no Supremo, ministro Luiz Fux, atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União e requereu a …

Leia mais.

---

Ministério da Infraestrutura apresenta balanço de ações realizadas em 2019

27 ativos. R$ 9,4 bilhões em investimentos e R$ 5,9 bilhões em outorgas. Esse é o resultado do primeiro ano do maior programa de concessões de infraestrutura do mundo. Em 2019, todos os modais de transporte foram contemplados pelo Ministério da Infraestrutura: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Todos os detalhes da carteira de projetos da pasta, até 2022, estão no …

Leia mais.