01 de outubro de 2019

Redução de custos na cadeia logística

Redução de custos na cadeia logística

A cena é comum: uma fila de caminhões carregados de soja esperando a hora de entregar no entreposto ferroviário. A demora é longa: às vezes, são 24 horas com motoristas e caminhões parados. O que nunca para são os custos dos empresários e a dificuldade do Brasil em tornar sua produção mais competitiva no mercado externo. Pensando em solucionar esse …

Leia mais.

---

Cabotagem de contêineres cresceu 16% no 1º semestre

O transporte de contêineres por cabotagem cresceu cerca de 16% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2018. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, as empresas de navegação transportaram 14,6 milhões de toneladas nessa modalidade, contra 12,6 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano passado. Em relação aos seis primeiros meses de …

Leia mais.

---

Leilão da BR-364/365/MG/GO teve deságio de 33,14%

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura, a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) realizaram, na manhã desta sexta-feira, 27/9, na B3, o leilão para concessão da BR-364/365/MG/GO, trecho entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO). A EcoRodovias Concessões e Serviços S.A. venceu o certame com uma …

Leia mais.

---

Segurança no trânsito depende de ação conjunta entre poder público e iniciativa privada

O trânsito brasileiro mata mais de 5.000 pessoas por ano somente nas rodovias federais. São mais de 60 mil acidentes em 12 meses, conforme os dados divulgados pela CNT, em relação a 2018. Essas ocorrências geram custos sociais e econômicos. No Brasil, na maioria das vezes, o foco das discussões em torno do tema está ligado a fatores veiculares e …

Leia mais.

TST afasta possibilidade de cumulação de adicionais de insalubridade e de periculosidade

A decisão foi tomada no julgamento de incidente de recurso repetitivo, e a tese fixada se aplicará a todos os casos semelhantes. A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho decidiu, na quinta-feira (26), que não é possível o recebimento cumulativo dos adicionais de insalubridade e de periculosidade, ainda que decorrentes de fatos geradores distintos …

Leia mais.