Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

Em caso de Roubo/Furto

Procedimentos em caso de roubo/furto

Recomenda-se aos Sindicatos filiados à FETCESP que orientem aos seus Associados no sentido de que, em casos de roubo ou furto de cargas e/ou veículos de carga, adotem sequencialmente o seguinte procedimento:

1º – Ligar imediatamente para o telefone 190 da área do sinistro.

Trata-se do telefone do Centro de Operações da Polícia Militar  (COPOM) da área, para comunicar “situações de emergência”.

Ao receber a comunicação, o COPOM, de imediato, dá início a dois procedimentos:
–  Cadastra a ocorrência no Sistema Operacional da Polícia Militar – SIOPM, sistema informatizado que hoje permite, num tempo de até 30 minutos, a integração de todas as comunicações cadastradas no Sistema. (Não há mais hoje a necessidade de ligação para os COPOM’s de outras áreas, como forma de agilizar a comunicação da ocorrência; ao contrário, ligações desnecessárias servirão apenas para congestionar e tornar lento o tráfego de mensagens);
–  Transmite via rádio um “alerta geral” às viaturas policiais que realizam o policiamento ostensivo na área, de modo a possibilitar a “pronta-resposta” e a localização do veículo.

2º – Comparecer ao Distrito Policial mais próximo e registrar a ocorrência (“Boletim de Ocorrência” – BO).

O BO é o documento que oficialmente comprova que ocorreu o sinistro. É documento necessário para procedimentos legais, particularmente quanto a indenizações de seguro.

3º-  Comunicar a ocorrência, tão logo possível, à Assessoria de Segurança/ FETCESP, preenchendo o Boletim de Cadastramento de Ocorrências (BCO) disponível  no site da FETCESP.

A Assessoria de Segurança tratará de difundir a ocorrência para outros órgãos policiais não ligados diretamente ao SIOPM, ou que tenham um interesse específico no assunto. Eventualmente, quando for o caso, a comunicação será enviada para outros Estados.

Os dados solicitados no BCO seguem um padrão adotado por todos os organismos policiais. Quando um BCO é recebido na Assessoria de Segurança, obedecendo ao padrão, a retransmissão é imediata para os organismos policiais.

Cel. Paulo Roberto de Souza
Assessor de Segurança –  FETCESPContato com a Assessoria de Segurança FETCESP
Fone: (11) 2632-1029 / 2632-1030
E-mail: seguranca@setcesp.org.br