Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

Portos e ferrovias aumentam movimentação de cargas

​O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil divulgou dados reunidos pela Secretaria de Política de Integração que mostram aumento da movimentação de cargas nos setores portuário e ferroviário. Os resultados sinalizam a retomada do crescimento do setor de transporte.

No primeiro trimestre de 2017, os portos brasileiros tiveram 4% a mais de circulação de produtos, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O salto foi de 233 milhões para 242,5 milhões de toneladas.

Já nas ferrovias, o volume de cargas em toneladas foi de 116,6 milhões para 123,5 milhões, um crescimento de 5,9%.

Com a expectativa de exportar 72,9 milhões de toneladas de soja e 24 milhões de toneladas de milho da safra 2016/17, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutrua de Transportes) investirá mais de R$ 2,2 bilhões em obras relativas ao Arco Norte, para garantir o escoamento de 23,8% dos grãos pelo corredor. Serão obras para recuperação e manutenção de rodovias, consideradas vitais para a exportação da safra agrícola, com destaque aos trechos das BRs 158, 163 e 364.

Os recursos serão empregados em 20 projetos que, ao final de todos os processos licitatórios, totalizarão 3.409 quilômetros de rodovias em condições ideais de trafegabilidade. Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Fonte: Agência CNT de Notícias