Encontro Regional Comjovem São Paulo aborda a gestão nas empresas

Com palestras voltadas a gestão nas empresas de transportes, a FETCESP realizou, com sucesso, o IV Encontro Regional Comjovem São Paulo, em Campos do Jordão (SP), no período de 1 a 3 de junho.

O presidente da FETCESP, Flávio Benatti, falou da atuação da Comjovem coordenada pela executiva Ana Carolina Jarrouge. “O trabalho que vem sendo feito é muito sério e eu não tenho dúvidas de que a Comjovem trará bons resultados”. Benatti disse, ainda, que o setor está conseguindo mudar a forma com que a sociedade o enxerga, principalmente pelo nível das pessoas que estão na administração. A Comjovem Nacional foi criada por Benatti, quando foi presidente da NTC&Logistica, em 2007.

Ana Carolina Jarrouge comentou sobre o Encontro. “A FETCESP e os sindicatos são muito fortes e atuantes e demonstraram isso nesse evento. Pudemos discutir temas de grande importância para o setor que é a negociação coletiva e no dia a dia em cada empresa com seus funcionários”. Ana também falou sobre os bons resultados da Comjovem de São Paulo. “Nos primeiros meses deste ano, os 10 núcleos de São Paulo já fizeram mais de 74 horas de reuniões, 10 visitas técnicas e produziram três artigos”.

Palestras

O diretor-adjunto do Sest Senat, Vinicius Ladeira, falou do Desenvolvimento do Setor de Transporte Socioambiental. Apresentou toda a estrutura da Confederação Nacional do Transporte (CNT) voltada a atuação em benefício do setor. Comentou como trabalhadores e empresas se beneficiam das ações da Confederação, Sest Senat e do Instituto de Transporte e Logística. Entre os serviços oferecidos pelo Sest Senat, o executivo destacou o projeto do simulador de direção, instalado em 60 unidades no país. Também comentou sobre os atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e atividades sociais. Ladeira falou de ações voltadas ao meio ambiente, como o programa de lavagem de veículos com reaproveitamento dás águas da chuva, desenvolvido para o setor de passageiros e que em breve será voltado para o transporte de cargas. Também falou do controle de emissão de poluentes dos veículos a diesel desenvolvido através do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), que completa 10 anos. Segundo o diretor, o programa possui 92 unidades móveis que realizam avaliações ambientais em veículos, com apoio de federações. Até abril, foram mais de 1,9 milhão de aferições, com um total de atendimentos que ultrapassa 17 mil empresas e 20 mil autônomos.

Comercialização

O diretor-presidente da Jamef Encomendas, Adriano Depentor, falou sobre Comercialização. Destacou que o mundo está em constantes mudanças e todos precisam se preparam para elas. “A informação é diversificada e se dissemina com grande velocidade. Desprezar e deixar de analisar a informação pode levar a grandes prejuízos”, ressaltou.  Depentor, ainda, destacou que, além de acompanhar as mudanças, deve-se aprender a conviver com o conflito de gerações. “Isso ocorre na empresa e também no mercado. Encontramos pessoas com ideias e perfis diferentes”.  Lembrou qual o interesse de todos: ter lucro e fazer negócios. Depentor ainda falou de como sua empresa atravessa momentos de crise econômica. “Sobrevivemos por preservar a receita. Na hora da decisão é saber dizer não. Na crise que começou em 2014 atuamos com este propósito, reduzindo estrutura e saindo de clientes que não davam lucros. Hoje conseguimos melhorar o nível da carteira”, afirmou. O executivo ainda falou sobre a ética nas negociações com os clientes. Chamou atenção para os custos e não desprezar as taxas como o GRIS, entre outras.

Desafio

O tema Desafio da Nova Geração no Segmento Logístico foi apresentado pelo jovem empresário, Lucas Gonzalez, de 28 anos. O executivo está há 18 anos na Transpes, empresa de sua  família. O executivo apontou alguns aspectos que devem ser observados pelos jovens nas empresas. Em primeiro lugar avaliar se está na empresa por obrigação ou opção. “A nova geração precisa provar ter o mesmo comprometimento, o mesmo zelo e a mesma paixão dos fundadores da empresa”, disse. Comentou a importância de começar nos menores cargos da empresa e conquistar reconhecimento dos gestores da organização. Gonzalez destacou como desafios para os jovens os seguintes itens: ter o equilíbrio entre ouvir e obedecer; acelerar o conhecimento do negócio; melhorar a comunicação na empresa com as novas tecnologias disponíveis e ter visão do negócio.

Negociação

A Negociação em Gestão de Pessoas: a Arte e a Técnica do Líder em Ação foi o tema da palestra da professora da Fundação Getúlio Vargas, Paulette Alberis Alves de Melo. No início de sua apresentação Paulette afirmou: “A gestão das pessoas é o que determinará o sucesso ou fracasso que uma organizará terá”. Destacou a necessidade do líder atrair as competências de seus liderados e da dificuldade na negociação no atual ambiente de negócios complexos. Destacou a importância de o líder pensar no futuro do negócio, garantindo que as pessoas estejam preparadas para as mudanças.

O IV Encontro Regional Comjovem São Paulo foi realizado pela FETCESP. Contou com o apoio da CNT, Sest Senat e da NTC&Logística e o patrocínio das empresas Autotrac, Desconfie Já, Man Latin America, Petrobras e Reed Exhiditions Alcântara Machado.