Jovens Empresários discutem rumo do transporte de cargas no Brasil em evento no Guarujá

No Brasil, 95% das empresas são familiares, sendo responsáveis diretamente por pelo menos 40% do PIB e por aproximadamente 75% da contratação da força de trabalho, segundo dados apresentados no primeiro ENEF (Encontro Nacional de Empresas Familiares),  realizado em abril de 2016.

Por outro lado, a pesquisa aponta que só 12% das empresas familiares chegam à terceira geração e só 4% à quarta, controlando os negócios ou com a empresa aberta. Isso acontece por uma série de fatores, mas principalmente pela falta de um planejamento estruturado de sucessão.

Esse planejamneto é de extrema importância e norteia cada passo que a empresa deve dar rumo à sucessão bem sucedida. Nesse processo, é fundamental que a geração sucessora esteja envolvida e encorajada a aprender sobre o negócio e suas operações, a fim de desenvolver um senso de propriedade e compromisso com a família e o negócio.

Foi com esse olhar estratégico e essa responsabilidade que nasceu, há 10 anos, a Comissão de Jovens Empresários do Transporte Rodoviário de Carga. E no período de 9 a 12 de novembro, as diversas gerações do setor estarão reunidas no hotel Sofitel Jequitimar (Guarujá/SP), para a 10ª edição do Encontro Nacional COMJOVEM, que tem como marca registrada a qualidade do conteúdo abordado por profissionais renomadas de diversas áreas.

Ana Carolina Jarrouge, coordenadora da COMJOVEM Nacional, acredita que será um grande evento. “Teremos a oportunidade de rever duas das melhores palestras dos encontros anteriores e, além disso, comemorar muito estes 10 anos de sucesso. Espero poder contar com a presença de muitos jovens que iniciaram na COMJOVEM em 2004 e depois nacionalmente em 2008. E também com os presidentes de sindicatos, que são os grandes apoiadores deste projeto. Afinal, a COMJOVEM fortalece as bases, possibilitando que continuemos tendo entidades representativas e com força para discutir e propor mudanças necessárias para o TRC”, ressalta Ana.

Logo no primeiro dia do Encontro, haverá a premiação dos núcleos da COMJOVEM que se destacaram durante o ano e a abertura da exposição de produtos e serviços destinados ao TRC. Ainda neste momento, acontecerá o lançamento do livro comemorativo aos 10 anos da COMJOVEM Nacional, seguido de um jantar festivo.

O dia 10 terá início com a palestra “Controle e Desempenho”, ministrada por Paulo Storani, ex-Capitão do BOPE que serviu de inspiração para o personagem Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, interpretado pelo ator Wagner Moura. O conteúdo abordará aspectos teóricos e práticos, conduta, qualidade e resultado como forma de controle da performance individual e coletiva.

Em seguida, Arthur Molelo do Val e Kim Kataguiri falarão sobre “Cenário atual da política e o futuro de nosso País”. Arthur é empresário do setor de reciclagem de aço, transportes e combustíveis, engenheiro e criador do canal Mamãe Falei, que tem mais de 650 mil inscritos no YouTube e mais de 900 mil curtidas no Facebook. Já Kim é fundador e coordenador do Movimento Brasil Livre, escreve para o HuffPost e é comentarista da rádio ABC. Perfis diferentes e complementares para enriquecer o debate.

No dia seguinte, Clovis Tavares, palestrante motivacional, mágico e escritor, deixará sua mensagem com a apresentação “Inovar para alcançar resultados”, contando um pouco do que aprendeu em sua graduação pela Disney Institute (Flórida) em Liderança, Excelência em Vendas/Negócios e Qualidade em Serviços e Inovação. E para finalizar, Dr. Malcolm Montgomery, renomado médico, membro efetivo da International Society Of Psychosomatic in Obstetric and Gynecology (ISPOG) e autor de 9 livros, abordará o tema “Paixão, Poesia e Êxtase”, com foco na paixão que move a vida, em tudo que fazemos, seja no trabalho, com as pessoas ou consigo mesmo.

O encontro, que tem o patrocínio de Autotrac, Iveco, Man Latin America, Mercedes-Benz, Petrobras, Sascar, Scania e Trade Vale, terá um evento de encerramento com o tema “Heróis e Vilões”. A ideia é promover um momento de descontração, com o objetivo de confraternizar e comemorar os 10 anos de sucesso da COMJOVEM Nacional.

“10 anos de COMJOVEM Nacional que devem ser comemorados. Por isso decidimos voltar às raízes e trazer palestras motivacionais. Sair um pouco do técnico para comemorar. Queremos um evento alegre, festivo para todos os participantes da COMJOVEM que focaram o ano inteiro para alcançar as metas e para aqueles que atuaram lá no início. Integrar os veteranos e os novatos para regatar valores”, afirma André de Simone, vice-coordenador do COMJOVEM Nacional.

Antônio Ruyz, também vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, se diz ansioso para participar do primeiro encontro como membro da coordenação. “Sempre participei, mas como integrante de núcleo. Dessa vez terá um gostinho diferente”, comenta. “O encontro de gerações é sempre muito rico e esse vento proporciona essa interação. Estamos preparando tudo com muito carinho para comemorar esses 10 anos da melhor forma possível. Ninguém pode ficar de fora”, conclui Ruyz.

Fonte: NTC&Logística