Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

IPTC lança Boletim Econômico sobre a variação do preço do diesel

A nova política de preços da Petrobras, divulgada a partir de junho de 2017, acarretou em um aumento significativo do óleo diesel nas refinarias e trouxe grandes reflexos para o setor de transporte rodoviário de cargas.

Com a justificativa de recuperar a defasagem nos custos, criando um preço de paridade diário com a importação do barril de petróleo e a volatilidade da taxa de câmbio, a companhia anunciou, no período de julho a dezembro de 2017, 120 variações.

Diante deste cenário, o IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga, que está acompanhando diariamente estas variações desde o ano passado, elaborou um boletim econômico com o objetivo de fornecer informações e orientações técnicas que possam auxiliar as transportadoras para a recomposição de suas tarifas em função da oscilação constante do custo desse insumo essencial para a operação.

Neste primeiro boletim, o IPTC recomenda que as empresas de transportes reajustem o frete em 2,23% devido ao aumento acumulado de 5,58% no combustível, apurado no período de 17/02/2018 a 28/02/2018.

Fonte: Setcesp