Índice ABCR: Fluxos de veículos leves caiu 1,5% e pesados cresceu 2,1%

O índice ABCDR de atividade referente a julho de 2019 apresentou queda de 0,1% no comparativo com junho, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

“Após dois meses de resultados interanuais afetados pelo efeito greve dos caminhoneiros, o fluxo indicou em julho retorno ao padrão habitual”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “O crescimento moderado do fluxo de veículos leves e de pesados refletiu o mês com ganho de um dia útil no comparativo com o ano passado (23 x 22), mesmo que com uma atividade econômica em retomada lenta, o que influencia o ritmo do número de veículos de passeio e de carga”, observa Thiago.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves caiu 1,5%, enquanto o fluxo de pesados cresceu 2,1%. “A relativa estabilidade ante ao mês de junho – quando se extraem os efeitos sazonais – reforça o movimento continuado da economia com pouco dinamismo em meses recentes”, informa o analista.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula alta de 2,3%, fruto da expansão de 1,9% dos veículos leves e do crescimento de 3,6% dos veículos pesados. “Vale observar que o movimento de contração do fluxo de leves ocorre após crescimento em meses anteriores, sugerindo acomodação dos resultados”, finaliza Thiago.

Índice ABCR Brasil
Período LEVES PESADOS TOTAL
Julho/19 sobre Julho/18 2.5% 4.0% 2.9%
Julho/19 sobre Junho/19 c/ ajuste sazonal -1.5% 2.1% -0.1%
Últimos doze meses 1.9% 3.6% 2.3%
Acumulado no ano (Jan-Jul/19 sobre Jan-Jul/18) 3.6% 5.0% 3.9%

Fonte: ABCR e Tendências