Índice ABCR avança 0,6% em dezembro e acumula 1,9% em 2017

Fluxo de veículos leves e pesados no ano indica gradual retomada da atividade econômica.

O índice ABCR de atividade referente a dezembro do último ano avançou 0,6% na comparação com o mês imediatamente anterior, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias-ABCR em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.

Os índices de fluxo pedagiado de veículos leves e o de pesados apresentaram expansão, respectivamente de 0,7% e 2,5%, em relação a novembro, na comparação mensal dessazonalizada. No ano, o indicador de fluxo total acumulou crescimento de 1,9%, refletindo a elevação acumulada do índice de leves e de pesados, os quais variaram, respectivamente, 2,2% e 1,1% em 2017.

“O crescimento do índice total e de suas aberturas em 2017 evidencia o processo de gradual retomada da atividade econômica ao longo do último ano, resultados que minimizam as perdas registradas em 2016, quando tanto o índice total (-3,6%), como leves (-2,8%) e pesados (-6,0%) acumularam perdas”, explica Thiago Xavier, Analista da Tendências Consultoria. “O ritmo de aumento dos índices de fluxo é consistente com a velocidade de retomada da atividade econômica apresentada pelos principais indicadores nacionais”, afirma Xavier.

O fluxo de leves, por sua vez, acumulou maior crescimento em 2017, de 2,2%, em linha com o processo de melhora em curso da situação financeira das famílias, conforme analisa Xavier: “O crescimento da população ocupada e dos rendimentos, a relativa melhora no mercado de crédito especialmente à pessoa física, em um quadro inflacionário benigno, influenciou no aumento do poder de compra das famílias no ano anterior”. O economista observa ainda a importante contribuição do PIB do consumo das famílias para o crescimento do PIB total nos últimos trimestres de 2017.

Por fim, o crescimento de 1,9% do índice total de fluxo de pedagiado reflete a expansão de suas aberturas no ano, em linha a recuperação do ambiente macroeconômico. “Tal processo deve se prolongar ao longo de 2018, permitindo que os indicadores de fluxo continuem em trajetória positiva e acumulem ganhos adicionais neste ano”, conclui Xavier.

 

Período Leves Pesados Total
Dezembro/17 sobre Dezembro/16 2,9% 1,5% 2,6%
Dezembro/17 sobre Novembro/17 c/ ajuste sazonal 0,7% 2,5% 0,6%
Últimos doze meses 2,2% 1,1% 1,9%
Acumulado no ano (Jan-Dez/17 sobre Jan-Dez/16) 2,2% 1,1% 1,9%

Fonte: ABCR e Consultoria Tendências