Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

FETCESP participa da reunião sobre piso mínimo de frete em Piracicaba

Empresários de transporte rodoviário de cargas participaram da reunião sobre piso mínimo de frete realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-LOG) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), na terça-feira (05/02).  A reunião foi coordenada pelo professor José Vicente Caixeta Filho.

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, participou da reunião e avaliou como muito produtiva. “Conseguimos falar de nossas dúvidas sobre a aplicação do piso mínimo de frete e nos colocamos a disposição para novos esclarecimentos. Destacamos a necessidade de tratamento diferenciado entre as especialidades de transportes. Cada uma tem operações de transportes diferentes e precisam de tratamento específico na composição tarifária”, observou Panzan.

Também estiveram na reunião os presidentes de Sindicatos José Alberto Panzan (Sindicamp – Campinas), André Luiz Neiva (Sindisan – Litoral Paulista),  Aldo Evandro Zulini (Sindetrap – Piracicaba),  Carlos Monassi (Sindetrans –  Ribeirão Preto),  Carlos Eduardo Bueno (Sindivapa- Vale do Paraíba) os diretores da FETCESP Marcelo Rodrigues, Salvador José Cassano e Rivail Brenga.

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-LOG) da Universidade de São Paulo (USP) foi contrato pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)  para a revisão de metodologia de definição, monitoramento e atualização de dados e informações da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. O primeiro ciclo de reuniões que teve por objetivo coletar opiniões, sugestões e apontamentos foi realizado nos dias 5 (com embarcadores), 6 (com empresas de transportes e cooperativas) e 7  (transportadores autônomos) de fevereiro.

Nas reuniões os participantes responderam a um questionário para integrar o estudo.  Além destas ações o grupo de pesquisa visita representantes dos setores em outros estados do Brasil.