Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

Despoluir

No Século 20, o desenvolvimento econômico e social assentou-se no uso crescente de combustíveis fósseis e não-renováveis – derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural.

A avaliação dos impactos desse progresso no meio ambiente ficou restrita, muitas vezes, a estudos e pesquisas, sem que as conclusões fomentassem ações práticas para minimizar o problema.

Com os sinais cada vez mais evidentes do aquecimento global – alteração da temperatura média do planeta, aceleração do derretimento das geleiras, tempestades, enchentes e secas mais violentas e arrasadoras – é necessária a imediata mobilização de todos – indivíduos, comunidades, nações, governos, entidades e empresas, inclusive do setor de transporte – para minimizar e reverter as graves mudanças climáticas em curso.

Diante desse quadro, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou em 2007 o Programa Ambiental do Transporte  – DESPOLUIR, cujo objetivo é promover o engajamento de empresários, caminhoneiros autônomos, taxistas, trabalhadores em transporte e da sociedade na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Diante do total apoio do setor e da sociedade, o Programa Ambiental do Transporte irá, certamente, superar as expectativas mais otimistas.

Unidades São Paulo

A FETCESP administra cinco Unidades Móveis do Despoluir que atendem as empresas de transportes no estado de São Paulo.
O veiculo aprovado no teste do opacimetro recebe o Selo Despoluir.

Saiba onde estão as Unidades