Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

Atuação de escritórios da CNT incentiva desenvolvimento do transporte

A CNT, por meio da atuação de seus escritórios na China e na Alemanha, tem incentivado o desenvolvimento do transporte no Brasil. As parcerias e os acordos firmados, além da participação em eventos que discutem soluções para o setor, estão entre as principais linhas de trabalho da diretoria internacional da Confederação.

Em julho, representantes dos escritórios internacionais participaram do Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, que reuniu integrantes do Fórum de Inovação do Transporte – criado pelo Sistema CNT – e pesquisadores da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. O evento, uma parceria entre a instituição norte-americana e o SEST SENAT, foi realizado em Brasília e discutiu a inovação sob diferentes perspectivas. As ações do Fórum de Inovação são coordenadas pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) com a participação dos escritórios internacionais da CNT.

No mesmo mês, em Pequim, foi firmado um acordo de cooperação com o CCPIT (China Concil for the Promotion of International Trade), agência estatal chinesa, que deve enriquecer a relação Brasil-China especialmente em relação à identificação e ao incentivo a inovações, investimentos e melhorias do setor do transporte e da infraestrutura. O acordo prevê a realização de missões empresariais, esclarecimentos sobre legislação local e realização de fóruns e eventos. Em breve, deve ser organizado na China um seminário para empresas e investidores, quando a CNT apresentará as principais características do setor de transporte no Brasil.

Inovação

Os representantes dos escritórios internacionais da CNT também têm participado de feiras e eventos voltados à apresentação de soluções tecnológicas para o setor transportador.

Na Alemanha, start-ups inovadoras nas áreas de transporte e energia apresentaram, no último mês, novas soluções para esses dois setores, durante o Startupbootcamp Smart Transportation & Energy Demo Day, em Berlim. O Escritório da CNT na Alemanha esteve no evento e participou das apresentações de diferentes empresas que integram um programa de aceleração no país.

Na China, a CNT participou da Feira Internacional de Bicicletas e Veículos Elétricos, realizada no Parque Olímpico de Pequim. O evento apresentou a utilização de veículos movidos a energia elétrica como alternativa para a mobilidade nos grandes centros urbanos. Nos últimos cinco anos, o governo chinês tem garantido incentivos à indústria automobilística para a produção de veículos elétricos, em especial os automóveis de passeio.

Fonte: Agência CNT de Notícias