16 de abril de 2019

ANTT fiscaliza tabela de frete em Ourinhos (SP)

ANTT fiscaliza tabela de frete em Ourinhos (SP)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, de 9 a 14/4, em Ourinhos (SP), operação de fiscalização em veículos de cargas, com o objetivo especial de verificar a aplicação da Política Nacional de Pisos Mínimos, conhecida como tabela do frete. Foram emitidas 139 autuações relativas ao descumprimento da tabela mínima de frete, 77 referentes ao vale-pedágio, 21 sobre produtos …

Leia mais.

---

Cultura analítica aprimora tomada de decisões, mas é desafio para empresas

Big data é termo do momento. Ele diz respeito à imensa quantidade de dados que vem sendo gerada a todo instante, de diferentes formas, e que podem ser uma valiosa fonte de informação para aprimorar a gestão dos negócios e, com isso, os resultados das empresas. Nessa onda, muitas empresas começaram a contratar poderosas ferramentas de BI (Business Analytics), treinaram …

Leia mais.

---

Supremo julga inconstitucional norma do CTB que permite ao Contran criar sanções para infrações de trânsito

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão do dia 10 de abril, julgou parcialmente procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2998 e afastou a possibilidade de estabelecimento de sanções por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A ação foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra dispositivos …

Leia mais.

Preparação para emergências ambientais em Minas Gerais

O Decreto Estadual no 47.629, de 1º de abril de 2019, regulamentou a Lei no 22.805/17, que estabelece medidas relativas a acidentes no transporte de produtos ou resíduos perigosos no estado de Minas Gerais. A Fetcemg, por meio da assessoria jurídico ambiental, participou ativamente das reuniões da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos …

Leia mais.

---

Depois da greve dos caminhoneiros, cresce a procura por alternativas para transporte de cargas

Quase um ano depois da greve dos caminhoneiros, que praticamente parou o país por 11 dias entre o final de maio e o começo de junho de 2018, e, em meio à polêmica sobre o frete do transporte rodoviário de cargas, as empresas do segmento de logística estão apostando em novas alternativas para atrair e conquistar novos clientes. O diretor …

Leia mais.