05 de fevereiro de 2019 

---
Novos cursos do SEST SENAT ensinam a reduzir consumo de combustível e desgaste do veículo

Novos cursos do SEST SENAT ensinam a reduzir consumo de combustível e desgaste do veículo

Programa de Eficiência Energética oferece capacitações gratuitas com certificação internacional e metodologia inovadora. O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) começa a oferecer novos cursos que ensinam os motoristas a dirigirem de maneira mais eficiente.  As técnicas apresentadas nos treinamentos contribuem para reduzir o consumo de combustível e o desgaste dos veículos. Dessa …

Leia mais.

---

Regulamentação da liberação do VUC na cidade de São Paulo

PORTARIA SMT.DSV.GAB nº 009/2019 de 30 de janeiro de 2019 Estabelece a implantação, de forma gradativa, de sistema de cadastro prévio ou outras formas de identificação dos veículos isentos da observância do Rodízio Municipal, conforme descritos no artigo 3º do Decreto nº 58.584 de 20 de dezembro de 2018. O cadastro visa inibir autuações por transitar em local/horário não permitido …

Leia mais.

---

Pernoite em caminhão não é considerado tempo à disposição do empregador

Para a 2ª Turma, as funções de vigiar e descansar são incompatíveis. A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou improcedente o pedido de um motorista de Minas Gerais de recebimento das horas noturnas em que permanecia na cabine do caminhão. A decisão segue o entendimento do TST de que o período de pernoite nessas condições não caracteriza tempo …

Leia mais.

Eficiente e necessário

Sistema S sofre com desinformação sobre seu papel. Generalizações e suposições têm levado mais à desinformação e à injustiça do que à compreensão do Sistema S e do papel de suas instituições. O SEST – Serviço Social do Transporte e o SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte são a terceira geração do Sistema S. Foram criados nos anos …

Leia mais.

---

Produtos Perigosos: Você sabe ler o painel de segurança e os rótulos de risco?

O motorista que transporta produtos perigosos precisa se familiarizar com diversos símbolos e códigos ​Não basta olhar para a caveirinha sobre os ossos cruzados e ficar preocupado. Os símbolos que orientam o transporte de produtos perigosos são ricos em informações e precisam ser compreendidos pelos profissionais do ramo. Esse conhecimento é valioso para a segurança dos motoristas, do meio ambiente …

Leia mais.