Índice ABCR: fluxo de veículos pesados caiu 0,7%.

O índice ABCR de atividade referente a agosto de 2019 apresentou crescimento de 0,2% no comparativo com julho, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves subiu 1,2%, enquanto o fluxo de pesados apresentou queda de 0,7%. “Em agosto, os indicadores de fluxo de pedágio a nível nacional apresentaram sinais mistos em relação ao desempenho dos últimos meses. Quando observados a partir da métrica dessazonalizada, nota-se elevada volatilidade das variações mensais, marcada pela alternância de meses com resultados positivos e negativos”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria.

“Por outro lado, nas comparações que consideram horizonte temporal mais longo (como acumulado em 12 meses), tanto o índice total como suas aberturas por leves e pesados apresentam tendência de moderada expansão”, comenta o analista. “A leitura conjuntura dessas medidas evidencia o caráter ainda muito gradual da retomada do crescimento dos indicadores de fluxo e, em boa medida, da própria economia brasileira”, comenta.

E finalizando, diz: “Em relação aos custos com transportes, o recente arrefecimento da taxa acumulada da inflação de combustíveis nos últimos meses é uma boa notícia para alimentar o crescimento adicional dos indicadores pedagiados nos próximos meses”.

Índice ABCR Brasil
Período LEVES PESADOS TOTAL
Agosto/19 sobre Agosto/18 3,6% 0,0% 2,6%
Agosto/19 sobre Julho/19 c/ ajuste sazonal 1,2% -0,7% 0,2%
Últimos doze meses 2,3% 3,3% 2,5%
Acumulado no ano (Jan-Ago/19 sobre Jan-Ago/18) 3,6% 4,3% 3,7%

Fonte: ABCR e Tendências